O QUE É POROSIDADE CAPILAR?

A saúde dos nossos cabelos é algo que sempre devemos manter impecável, porque o cabelo mal cuidado é uma das maiores causas de queda de auto estima entre as mulheres. O maior problema é identificar o problema do seu cabelo e saber como cuidar dele. Neste post vou te mostrar como usar a porosidade capilar a seu favor.

O que é porosidade capilar?

A porosidade é a capacidade que o nosso cabelo tem de absorver e manter a umidade. É determinada por uma camada externa e flexível dos cabelos: a cutícula.

Cada fio de cabelo tem, em média, de 7 a 10 camadas de cutículas, que se sobrepõem umas sobre as outras envolvendo todo o fio, para que a umidade e os óleos entrem e saiam dos cabelos mais facilmente.

Apesar de a porosidade ser genética, ela também pode ser afetada por fatores externos como a exposição excessiva a produtos químicos, ao secador e à chapinha, ao sol, mar, poluição, etc.

Como saber qual o nível de porosidade do meu cabelo?

Um teste muito fácil, rápido e eficaz é o teste do copo de água.

Você vai lavar o seu cabelo e esperar secar. Depois de seco é só separar alguns fios e colocar em um recipiente com água filtrada, esperar 10 minutos e observar:

  • Se o cabelo flutuou significa que você tem baixa porosidade. Ou seja, suas cutículas são fechadas. Isso faz o cabelo não absorver facilmente os produtos que você usa para tratá-lo, ou até mesmo a água.
  • Se o seu cabelo ficou no meio do copo, você tem porosidade normal. É o ideal para os nossos cabelos, porque ele absorve bem a água e os produtos químicos.
  • Se o seu cabelo afundou, você tem alta porosidade. Esse é o pior, mas também é o mais comum. Como as cutículas são mais abertas, o cabelo absorve muita água, mas a perde na mesma proporção. Normalmente é aquele cabelo com muito frizz, ressecado e quebradiço.

teste de porosidade capilar

Como tratar a porosidade do meu cabelo?

  • Para os cabelos com baixa porosidade, o segredo é usar o calor a seu favor. Na hora da hidratação, lavar os cabelos com água quente (não é água pelando hein?!), pois o vapor ajuda a abrir a cutícula. Após a hidratação é importante, também, selar os fios com um óleo de coco. A umectação também vai ser uma grande aliada, dê preferência a óleos que ajudam a devolver o equilíbrio aos fios.
  • Já os cabelos com a porosidade normal são mais fáceis de cuidar, você deve fazer a sua hidratação de costume e de vez em quando uma nutrição no seu cabelo.
  • Os cabelos com alta porosidade precisam de proteína, portanto, produtos com esse ingrediente são os ideais. Porém, o uso exagerado da proteína pode fazer o seu cabelo ficar com um aspecto duro e quebradiço, então sempre preste atenção na quantidade de produto que você está usando. Para finalizar o tratamento, lave o cabelo com água gelada para que suas cutículas entrem no eixo. Uma outra dica é usar o vinagre, após o tratamento finalizado, para selar ainda mais as cutículas.

Um beijo, e até a próxima!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: