Espaço alternativo

Como descobrir a roupa certa para o seu tipo de corpo

Uma das perguntas mais feitas no meu instagram é: como me vestir bem se eu sou gordinha/magrinha demais/sem curvas e etc. Eu gostaria muito que vocês entendessem que a moda não é somente para um padrão. TODO MUNDO pode usar o que quiser!! Mas, para ajudar vocês a se sentirem melhor e mais seguras em relação às suas produções, vou te falar como descobrir a roupa certa para o seu tipo de corpo.

Como descobrir a roupa certa para o seu tipo de corpo

Primeiro de tudo você precisa saber que existem 5 tipos de corpo, no geral, sendo eles: ampulheta, oval, retângulo, triangulo e triangulo invertido, como demonstra a imagem a seguir:

Cada tipo de corpo é único e deixa em evidência uma parte diferente do corpo. O que você precisa fazer é identificar o seu tipo de corpo e saber o que você quer valorizar e o que quer disfarçar. Dessa forma, você vai saber exatamente que tipo de roupa comprar e como montar um look que te deixe confortável com seu corpo.

1 – Ampulheta:

O corpo tipo ampulheta é aquele que tem ombros e quadris da mesma largura e a cintura mais fina. Nesse tipo de corpo, a cintura está em evidência, porque é a parte que está diferente no corpo. A roupa ideal para este tipo de corpo é aquela que valoriza a cintura, como calça/saia/short de cintura alta, ou vestidos com um cinto marcando bem a cintura e por aí vai. O foco, em regra, tem que ser na cintura, para valorizá-la.

2 – Oval

No tipo oval, os ombros e o quadril também têm o mesmo tamanho, mas nesse caso não há a marcação da cintura. Este tipo de corpo é o que requer mais cuidados na hora de montar o look. A dica é escolher tecidos escuro e maleáveis, para que não haja a marcação de nenhuma parte do corpo. Além disso, tome cuidado para não escolher peças justas demais ou largas demais, porque pode dar a impressão de que as formas estão mais volumosas do que realmente são.

O truque aqui é trazer o foco para o colo, ou seja, invista em decotes ou colares chamativos, para desviar a atenção da parte da barriga. Além disso, invista em estampas verticais para dar aquela alongada na silhueta.

Veja também: truques para alongar a silhueta

3 – Retângulo

As formas do corpo retângulo são mais equilibradas, com desenho reto e pouca marcação de cintura. Aqui a dica é também marcar a cintura. Já que a cintura é só um pouco marcada, você deve investir em peças que acentuem essa marcação, como peças de roupas em tons mais vibrantes com um cinto, por exemplo. Além disso, você pode também adicionar o foco no quadril, já que ele não é muito largo, nem muito fino. Peças que tem um pouco mais de volume no quadril, como a calça clochard, ficam ótimas nesse tipo de corpo.

Veja também: como usar a calça clochard

4 – Triangulo

NO corpo tipo triangulo o quadril é a parte que está em evidência. Quadril largo e busto pequeno são as características desse tipo de corpo. Aqui, você precisa evidenciar o busto que ficou fora de foco. A dica é apostar em decotes mais modernos, como o decote reto por exemplo. Além de maxi colares ou maxi brincos, para trazer o foco para o colo, deixando, assim, o quadril disfarçado. Na parte de baixo invista em formas retas e tecidos não muito fluidos, para não adicionar ainda mais volume ao quadril.

5 – Triangulo invertido

Nesse caso os ombros são mais largos do que o quadril, então a ideia é trazer o foco para o quadril e disfarçam os ombros largos. Evitar usar regatas é uma ótima saída para disfarças os ombros, além de usar blusas de gola alta. A intenção aqui é deixar a parte dos ombros mais leve, use peças discretas e com tecidos finos.

Invista em adicionar volume ao quadril. Mais uma vez a calça clochard aqui será um grande aliado. Procure sempre usar tecidos volumosos na parte de baixo, para tentar adicionar curvas onde não existe (quadril).Vestidos e calças largas são uma ótima pedida também.

Observação

Eu acho muito importante salientar aqui que essas dicas valem apenas se você não sabe o que fazer e não está se sentindo bem com a forma que você se veste atualmente. As dicas são apenas SUGESTÕES. Se você não segue nada disso e está feliz com a sua aparência, é isso que importa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: